domingo, 30 de abril de 2023
Filme repetido
Os torcedores do Grêmio Maringá continuam na sofrência. A ilusão de uma vaga para a divisão principal do futebol paranaense já começa a se dissipar logo na estreia da disputa da série B.
Jogando no Durival de Brito, em Curitiba, a equipe foi facilmente derrotada pelo Andraus por 2 x 0. Mas, não foi o resultado, apenas, que assustou. O fato é que a equipe entrou em campo com 13 atletas, apenas. Além dos 11 em campo, só dois jogadores ficaram no banco. Numa época em que as substituições autorizadas já são cinco em cada partida, o fato mostra que o Galo não terá vida fácil na competição.
sábado, 29 de abril de 2023
Itaipu estuda indenizar indígenas
O Ministério dos Povos Indígenas e a Itaipu Binacional vão compor um grupo de trabalho para estudar possíveis reparações aos povos avá-guarani na região Oeste do Paraná. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28), em Brasília, pela ministra Sonia Guajajara, na cerimônia de encerramento do 19º Acampamento Terra Livre (ATL 2023).
De acordo com a ministra, o grupo de trabalho será formado por representantes da empresa, do governo federal e lideranças indígenas. Ela anunciou ainda que uma equipe técnica do ministério estará na região, na próxima quarta-feira (3), para aprofundar as discussões com a binacional.
sexta-feira, 28 de abril de 2023
Só uma semana
Reta final de preparação para a Expoingá 2023. A principal festa maringaense espera receber público superior a 500 mil pessoas e faturar mais de R$ 600 milhões esse ano. Com o tema O Agro em Movimento, se abre na próxima sexta-feira para mostrar ao país a pungência e vigor do setor agropecuário regional.
quinta-feira, 27 de abril de 2023
Deu a lógica
foi o sonho de uma noite de outono. O Maringá jogou bem, dentro de suas limitações. Com o time desigurado pela saída de vários jogadores, ainda voi ao Maracanã e enfiou dois gols no Flamengo, com estádio cheio e tudo. Mas, não deu. O Rubronegro, maldoso, devolveu com oito.
quarta-feira, 26 de abril de 2023
É hoje!
O Maringá FC tem a data do 26 de abril para marcar na folhinha. Hoje pode ser o dia em que acaba o sonho da Copa do Brasil, ou o dia que o clube entra para a história por eliminar o melhor time das Américas da competição.
Pela lógica, o Flamengo goleia o Maringá e segue na competição. Mas, o futebol não é feito apenas de lógicas.
terça-feira, 25 de abril de 2023
50 anos
Há cinquenta anos era assinado o tratado para a construção da Itaipu Binacional. Nesta quarta-feira um evento com os dois países signatários irá comemorar a data. O maringaense Ènio Verri, presidente brasileiro da binacional fará as honras com o presidente paraguaio Manuel María Cáceres Cardozo. A cerimônia contará com vários ministros de ambos os países, mas o presidente Lula não estará presente. Ele ainda não retornou da viagem à Europa. Uma nova identidade visual da companhia será lançada no evento.
segunda-feira, 24 de abril de 2023
O medo chega às escolas
A polícia Civil de Sarandi apreendeu hoje pela manhã dois adolescentes por suspeita de utilizarem as redes sociais para disparar ameaças de atentados contra escolas.
Depois do episódio de Blumenau os boatos tomaram as redes e muitos adolescentes têm sido estimulados a repetir esse tipo de ameaças. Na semana passada muitas escolas registraram ausência considerável de alunos por conta dos pais, amedrontados, que não encaminharam os filhos para as escolas.
Os computadores dos menores passarão por perícia e infrações como essa podem terminar com medidas socioeducativas mais severas, como a internação em estabelecimentos correicionais.
sábado, 22 de abril de 2023
O foquinha cresceu
Que alegria ouvir uma coluna do José Godói de quase cinco minutos na CBN nacional falando sobre o livro de André Simões sobre a vida de Francis Hime (Francis Hime, ensaio e entrevista. Editora 34, 384 páginas).
Dá um orgulho danado ver esse menino brilhando. Tive a honra de contratá-lo ainda foquinha em O Diário, onde fui seu editor. Não que ele tenha aprendido alguma coisa comigo, porque, na verdade, já chegou pronto. Talentosíssimo, com texto impecável, já mostrava vocação para a literatura.
Que Deus lhe dê vida longa para produzir muito, De minha parte, já estou à procura do meu exemplar.
Aumento da Sanepar será de 8,23%
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) homologou a 2ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) do serviço de saneamento básico do Paraná. O estudo, iniciado em 2020, abrangeu análise detalhada dos custos e investimentos da Sanepar, projeções de mercado, base de ativos, entre outros elementos, para chegar a uma nova tarifa de equilíbrio.
Com isso, a partir de 17 de maio, a tarifa do saneamento básico no Estado sofrerá variação de 8,23%, percentual que já contempla o reajuste de 2023
quarta-feira, 19 de abril de 2023
É campeão
Júlio Ferraz, um dos principais nomes da modalidade da atualidade sagrou-se duplo campeão da categoria até 75kg nas categorias Open e Master 1 do maior e mais completo evento multiesportivo, de nutrição, bem-estar e fitness da América do Sul, recebeu no dia 16 de abril/23, no Expo Center Norte em São Paulo, o Campeonato Mundial de Power Bíceps.
Júlio ferraz vem a ser o editor-chefe de O Diário Paranaense.
terça-feira, 18 de abril de 2023
O buraco é mais embaixo
A cratera que se abriu no cruzamento da Avenida Paraná com a Horácio Raccanello quase engoliu um automóvel hoje pela manhã. Com a interrupção do trânsito naquele trecho e as chuvas que não dão trégua, o deslocamento pelo Novo Centro virou uma verdadeira penitência para o maringaense.
A prefeitura creditou a um rompimento de adutora da Sanepar as razões para o surgimento da cratera. E vai tentar responsabiliza-la.
Aumento na tarifa
A Sanepar prepara um salgado aumento em suas tarias. Um reajuste de 8,47% na conta de água e esgotos foi definido pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar).
A agência informou que o aumento, que é 3,82% acima da inflação, considera investimentos futuros da Sanepar.
Entre 2012 e 2023, a tarifa de água e esgoto subiu 198,64% e a inflação, que é utilizada para reajustar a maioria dos salários dos trabalhadores, 103,07%. O resultado é 47,06% acima da inflação.
O IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é a inflação oficial do País e serve de base para parte dos reajustes salariais, está 4,65% no acumulado em 12 meses.
Mas, para a Sanepar, as contas funcionam de outro jeito.
segunda-feira, 17 de abril de 2023
Em recuperação
A prefeitura pretende concluir a recuperação da pista no entorno do Parque do Ingá até a próxima sexta-feira, para que o local esteja totalmente disponível em função da Prova Rústica Tiradentes que será realizada no próximo domingo.
Partes da pista emborrachada que foram arrancados co a água das chuvas do último dia 03 serão substituídas por massa de concreto, como já havia ocorrido na outra vez que a pista fois deslocada pela chuva. Assim, aos poucos a pista está voltando a ser toda de concreto e a pista emborrachada, desaparecendo.
domingo, 16 de abril de 2023
Depois dos 70
A Associação Comercial e Empresarial de Maringá comemorou 70 anos na última sexta-feira, empossando sua nova diretoria. Em festa prestigiadíssima, assumiu José Carlos Barbieri (foto) o comando da entidade para o biênio 2023/2024. Empresário do setor da educação, Barbieri é professor muito querido por seus alunos e ex-alunos.
sábado, 15 de abril de 2023
Mudanças na Câmara
Com a decisão do juiz da 2a Vara Cível, Leandro Albuquerque Marchiuti, que rejeitou pedidos da defesa para impedir a perda dos cargos, publicada no último dia 13, os vereadores Belino Bravin e Altamir Antônio dos Santos devem ser afastados da Câmara, em função da perda de seus direitos políticos decidida em recurso ao STJ transitado em julgado.
A deffefsa ainda tenta impedir a perda do mandato, mas a decisão da última quinta-feira determina que a Câmara seja oficiada. Se não cumprir a determinação, a mesa diretora estará incorrendo no risco da prevaricação.
sexta-feira, 14 de abril de 2023
Profetas e roedores
Só para refrescar um pouco a memória, tinha muita gente que apostava em goleada do Flamengo ontem. Aliás, essa crônica esportiva atual é de uma incapacidade assustadora. O que se dá de voz a pé-de-rato atualmente é impressionante.
quinta-feira, 13 de abril de 2023
Real Madrid, pode esperar
Com direito a Olé, o Maringá emplacou um 2 x 0 no Flamengo pela Copa do Brasil. Com isso, ganha a vantagem de poder perder por diferença de um gol daqui duas semanas no Maracanã.
A torcida não perdoou, cantando: "Real Madrid, pode esperar, a sua hora vai chegar". Zoação de quem acompanhou o Rubronegro no Mundial.
Serginho comemora o segundo gol
Vai ter telão
A delegação do Flamengo foi recebida com festa por torcedores locais em sua chegada em Maringá ontem no final da tarde. Para a partida de hoje, a prefeitura vai instalar um telão na Vila Olímpica para quem não conseguiu ingressos. Há muito tempo a cidade não vivia um clima como este para uma partida de futebol. independente do resultado, o Maringá FC já ganhou muito com a partida.
quarta-feira, 12 de abril de 2023
De olho na inovação
Iniciativas do Poder Público visam ao incentivo da inovação tecnológica, com objetivo de criar oportunidades para empresas de tecnologia e tentar criar um ambiente de inovação para a região. Ontem o governador Ratinho Júnior assinou ontem os decretos que regulamentam a Lei de Inovaçao do Paraná. Ao mesmo tempo, a prefeitura de Maringá lança o programa ISS Tecnológico, que abre isenções para o setor, oferecento a empresas a possibilidade de abater tributos municipais em proetos que efetivamente promovam vantagens competitivas e gerem empregos.
O setor de tecnologia já ffoi a bola da vez para o salto de qualidade dos empregos e, enquanto o boom alavancava países como os Tigres Asiáticos e a Índia, o Brasil patinou. Mas, ainda há tempo. E ações assim ainda possibilitam que possamos aproveitar a onda. Se não para surfar, pelo menos para não nos afogarmos.
terça-feira, 11 de abril de 2023
Vigilância nas escolas
A onda de ataques em escolas que amedronta pais e mães pelo país todo empareda gestores de Norte a Sul. A resposta que as autoridades têm optado é por dar a aparência de solução. O que mais se ouve, como acontece em algumas prefeituras da região (Mandaguaçu é um exemplo), é a tola ideia de se colocar vigilância dentro das escolas.
Como se um guarda fardado fosse a solução para dar segurança para as crianças. Não é.
Mas, é uma resposta fácil. Então, vá se preparando: será um festival de anúncios de escolas vigiadas. Esquecendo que no caso de Blumenau, em que o agressor (e homicida) pulou o muro para entrar e para sair, a resposta fácil das autoridades é dar a sensação se segurança. Câmeras de vigilância, brutamontes nas portarias, essas coisas.
O cricial, mesmo, que é cuidar do que se passa nos recôndidos das escolas, o Bullying nosso de cada dia, a ausência parental na busca de mais receita para a família, para garantir luxos que mostrem prosperidade para gente que não gosta da família, essas coisas todas passam por debaixo do tapete.
Cuidar da sociedade doente, ninguém tenta. Dar a aparêcia de solução é, nesses casos, a resposta que as pessoas querem ouvir. Mesmo não acreditando nela;
Capacidade aumentou
O Maringá FC esperava um aumento considerável da capacidade do Estádio Willie Davids para a partida contra o Flamengo pela Copa do Brasil. Houve aumento, mas bem menor do que o esperado. A Prefeitura informou que a capcidade, que era de 14 mil expectadores, foi ampliada para 14.955 lugares. Menos de mil vagas a mais. Não é uma maravilha, mas pelo preço dos ingressos, significa quase R$ 130 mil a mais para o Dogão faturar. Porque ingresso mesmo, só na mão de cambistas. Está tudo vendido.
quarta-feira, 5 de abril de 2023
Governador de SC fala sobre o atentado à creche
O governador Jorginho Mello acaba de decretar luto de três dias em virtude do ataque à creche Cantinho do Bom Pastor. Além de emitir nota oficial, disponibilizou vídeo em que anuncia o decreto>
O horror
O ataque à creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, ocorido hoje, invadida por um assassino que atacou crianças e funcionários com uma machadinha resultou na morte de quatro pessoas e três feridos.
O horror tem virado rotina nas escolas.
Quando se liberam os demônios não se pode esperar que a vida fique melhor. E ainda há aqueles que defendem que as pesssoas estejam armadas. Mais armas representam exatamente isso: mais mortes.
Audiência pública para LDO
Hoje tem uma daquelas audiências de que ninguém gosta de participar, mas que é muito importante para saber os rumos que o município está tomando. É mais uma audiência pública sobre a LDO, Lei de Diretrizes Orçamentárias. Ou seja, é a proposta de lei que vai definir onde serão aplicados os recursos do município no próximo ano. Basicamente quem participa é quem tem interesse direto na distribuição das verbas de investimento. Como esses são muito poucos, a audiência é sempre protocolar, quase nunca repercute de verdade. A cidadania é, sobretudo, participação.
terça-feira, 4 de abril de 2023
Assinar:
Postagens (Atom)