Contato

miltonravagnani@gmail.com />44 98444 1602

Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Deu zebra!

Entra amanhã em discussão na Câmara o projeto do vereador Aparecido Domingos Regini (PP), o Zebrão, que autoriza a criação do Programa Alimento Ambiental. O projeto prevê a troca de lixo reciclável por frutas, verduras e legumes como parte das ações para incrementar o programa municipal de coleta seletiva do lixo reciclável, informa a assessoria da Casa. Segundo o texto do projeto, "cinco quilos de lixo reciclável poderão ser trocados por um cupom que dá direito a um quilo de frutas, legumes e verduras até o limite de dez quilos por semana por família".
Quem acompanha a coluna em O Diário já tinha visto a ideia antes. Ela é parte do programa de coleta seletiva do município de Caxias do Sul, e já foi objeto de uma extensa análise naquele espaço. É uma proposta muito boa que, partindo de onde vem, surpreende.
De qualquer forma, a dificuldade em se fazer coleta seletiva é muito maior pela incapacidade de o poder público recolher os materiais do que a população se dignar a separar o lixo. Isso muita gente faz. O problema é onde pôr os recicláveis. Onde se coleta uma vez a cada quinze dias, programas assim, a despeito da boa intenção, estão fadados ao fracasso.

Nenhum comentário: